terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pesquisa de Campo dos alunos da 301 e 302 da professora Angela Maria Nandi Cardozo aos pontos turísticos do município de Jaguaruna

O turismo de Jaguaruna, caracteriza-se como polo potencial ao incremento do turismo histórico-cultural, de lazer aquáticos, ecológicos, rural, esportivo, pesquisas arqueológicas e eventos.

1° Momento: O encontro das 2 turmas na sala de aula às 8:00 para a saída em pesquisa de campo.


2° Momento: A pesquisa de campo.

Visita ao Balneário Camacho.
Os alunos desceram no lado do município de Laguna e atravessaram a ponte no qual faz divisa entre Jaguaruna e Laguna (Farol de Santa Marta). Conheceram a Barra do Camacho onde é de suma importância para os moradores da comunidade, também visitaram a Lagoa da Garopaba do Sul, onde conheceram pescadores.





Sambaquis
Os alunos conheceram os sambaquis e ficaram encantados com tanta beleza natural. De cima de um dos sambaquis os alunos visualizaram parte do litoral jaguarunense.




 Professores Andrade e Márcia participaram desta pesquisa




Professor Andrade juntamente com as crianças fazendo a dança dos índios.


Professora Márcia queria andar descalço, mas tinha rosetas

As turmas nesta pesquisa encontraram um amigo fiel

Próximo ponto turístico Balneário Campo Bom, marco dos grandes naufrágios. As crianças adoraram o contato com a areia e o mar.



Balneário Arroio Corrente
Um dos principais balneários com ponto turístico a mais, o chuveirão. 
Agora era o momento especial, as crianças além de conhecer o chuveirão, fizeram um lanche junto a natureza, e curtiram a brisa e as águas. 







Lagoa do Arroio Corrente
Os alunos conheceram de perto o local no qual abastece com água toda a nossa cidade. O lugar é belo para se passar o dia, e se divertir com a família.






Todo este trabalho de pesquisa de campo serviu para conhecer melhor a nossa bela cidade e conscientizar a preservação do meio ambiente.
Após toda esta pesquisa de campo e alguns textos trabalhados em sala de aula, os alunos irão criar:

Panfletos para atrair turistas:




Produção Textual:




Obs.: Os outros pontos turísticos como: Morro da Cruz, Pedreira, Museu e Bica da Carioca já foram visitados pelas crianças, por isso não estão no roteiro.

Agradecimento a Secretaria de Educação do Município, a Rejane G. Machado Brasil, a Direção do Marechal Luz e ao professor Augusto pelo esforço e dedicação a esta pesquisa de campo.

Postado pela professora Angela Maria Nandi Cardozo

Semana da Criança

A E.E.B. Marechal Luz comemorou a semana da criança com várias atrações:
Piquenique, Cinema (Meu boi viveu), Brincadeiras, Show de Talentos e Parque.

Piquenique dos alunos da 301 e 302










Show de Talentos
Para comemorar o Dia da Criança, a E.E.B. Marechal Luz, junto com os professores de 1ª a 5ª séries, realizaram um grande festa com show de talentos, organizado pela professora de Artes, Renata Pereira. Além de muitas brincadeiras, todas organizadas professora da 3ª série, Ângela Maria. Após as apresentações, houve distribuição de balas às crianças. Colaboração da professora Thaiz Tomé, da 1ª  série.






"Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la".

No final da semana da criança, os professores de  1ª a 5ª séries distribuíram guloseimas para as crianças. 



Parque na Escola
Em comemoração à Semana da Criança, a E.E.B. Marechal Luz ofereceu um dia de brincadeiras aos alunos, nesta segunda-feira, 17. Cama elástica, piscina de bolinhas, infláveis e distribuição de algodão doce fizeram a alegria da criançada.






Cinema
Os 53 alunos do 4° e 5° ano das professoras Maria Catarina, Márcia e Daciane, da Escola Marechal Luz, estiveram nesta última quarta-feira, 19, no Farol Shopping, cidade vizinha de Tubarão. A visita serviu para conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pelo Shopping e também conheceram o cinema.




Postado pelos professores: Angela e Augusto.